‘’As habilidades analíticas devem fornecer a nova geração, capacidade de compreensão, formas e maneira precisa de encarar qualquer situação ou problema, dentro de uma ordem, coerência, clareza e precisão’’


Em um bate-papo com o professor José Gonçalves Vicente, ele explica como os resultados descobertos através da análise preditiva e IBM SPSS Statistics ajudam nas tomadas de decisões em diferentes segmentos do mercado.

Como a análise preditiva impacta na forma como você trabalha hoje?
Na medida em que o mercado se torna cada vez mais competitivo, a análise preditiva tem apresentado respostas cada vez mais robustas para soluções de problemas. Para quem não tem uma “bola de cristal” é fascinante conhecer o “futuro” através das análises preditivas, com razoável margem de erro.
 
Como você conseguiu apoio organizacional para as suas iniciativas de análise preditiva?
Não estou vinculado a uma organização específica, sou professor aposentado por uma universidade pública. Meu trabalho é multiforme, presto serviços os mais variados para empresas e pessoas físicas, utilizando a análise preditiva desde pesquisas de mercado, orientação de teses de mestrado e doutorado, e outras pesquisas na área educacional utilizando os micros dados no INEP para identificar fragilidades e potencialidades nos sistemas educacionais.
De que forma o IBM SPSS Statistics impacta nas suas tarefas do dia-a-dia?
Sou usuário da ferramenta SPSS desde 1990. Antes utilizava outras ferramentas como Statistic e SAS (utilizei na minha tese de mestrado em estatística na UnB em 1985). Encontrei nessa ferramenta, IBM SPSS Statistics, um conforto mais ajustado ao meu sistema de trabalho. Dada a multiforme exigência de minhas demandas, a cada dia vivo um verdadeiro desafio e a ferramenta tem suportado bem essas novas experiências.
 
Na sua opinião, como a análise preditiva tem mudado a estratégia de negócios hoje?

A maior parte do meu trabalho é feito para corporações, principalmente na área bancária e no varejo, mercado estes altamente competitivos. A cada relatório de projeto junto as corporações são inevitáveis que a análise preditiva produza mudanças nas estratégias de negócios.

 
Deve a nova geração de profissionais adquirir habilidades analíticas? Por quê?
Certamente. As habilidades analíticas devem fornecer a nova geração, capacidade de compreensão, formas e maneira precisa de encarar qualquer situação ou problema, dentro de uma ordem, coerência, clareza e precisão. Exige atitudes, ordem, compromisso, autoconfiança, rigor, reflexão entre outras. Habilidades analíticas permitem a tomada das melhores decisões.
 
Você poderia dar seu feedback sobre os sofwares e serviços da DMSS?
Na utilização da ferramenta, tenho conseguido atender plenamente minhas demandas em todas as áreas de atuação. Na minha opinião o IBM SPSS Statistics é o melhor software existente no mercado para as análises preditivas. Quanto aos serviços da DMSS tenho sido plenamente atendimento em minhas dificuldades.